Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Cabaz alimentar com produtos para o Natal mais caro que no ano passado

Escrito por em 5 de Dezembro, 2024

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).

A Deco Proteste vai realizar, neste último mês do ano, uma análise semanal – durante três semanas – a um cabaz específico de 16 produtos com o objetivo de monitorizar a evolução dos preços dos alimentos tipicamente consumidos na quadra de Natal.

Do cabaz analisado constam produtos como  azeite virgem extra, couve, vinho branco DOC Alentejo, arroz carolino, perna de perú, batata-vermelha, carcaça tradicional, ovos, óleo alimentar, abacaxi, leite UHT meio gordo, farinha para bolos, vinho tinto DOC Douro, tablete chocolate para culinária, bacalhau graúdo e açúcar branco.

Entre as principais alterações de valores, a Deco Proteste informa que, face à semana anterior, o maior aumento se registou no azeite (+9%) ao passo que, face ao mês anterior, a maior diferença de preços registou-se na couve (+15%) e no perú (+9%).

Quando os valores são comparados com os praticados no início do ano, a tablete de chocolate para culinária subiu 43% e o vinho branco DOC do Alentejo subiu 15%.

Os dados atuais, quando comparados com o período homólogo do ano anterior, reportam que os maiores aumentos se registam na tablete de chocolate (+44%) e no bacalhau e perú, com aumentos na ordem dos 18%.

A Deco alerta, ainda, que entre entre o dia 05 de janeiro de 2022 e o dia 4 de dezembro, registaram-se aumentos de 114% no azeite, 72% na tablete de chocolate culinária, 58% no arroz carolino, 48% na farinha para bolos e 46% na batata e nos ovos.