Burlas: São cada vez mais os casos de simulações de acidentes
Escrito por Maria Carvalho em 11 de Abril, 2025
Mas afinal como é que ocorrem estas simulações de acidentes? Os burlões simulam acidentes de viação com a única de finalidade de fazer com que as vítimas, regra geral idosos, que circulem sozinhos, paguem danos alegados que tenham provocado.
Estes casos de burla por simulação de acidentes são recentes e ainda por avaliar. Por norma os pagamentos dos danos são pedidos no local tem vindo a aumentar e grande parte das vítimas são idosos.
Foram registados esta semana, em Lisboa, mas também na zona Centro do país, queixas partilhadas nas redes sociais. A maioria dos casos não são denunciados às autoridades, pois as provas são insuficientes ou até mesmo por medo ou vergonha.
Para além de simularem acidentes de viação, com a finalidade de receberem o valor dos alegados danos na hora, os burlões, por norma, acompanham as vítima ao multibanco, com vista a forçar o levantamento do dinheiro. Os valores exigidos chegam aos milhares de euros.
Segundo os últimos dados da GNR e da PSP este tipo de burla tem vindo a aumentar no país, com maior destaque nos distritos de Aveiro, Santarém, Lisboa e Setúbal.
Em 2024, registaram-se 34 denúncias e cerca de 43 ocorrências suspeitas. As autoridades aconselham as vítimas a manterem a calma, não cederem à pressão e chamarem a polícia ao local. Apelam ainda às vítimas ou até testemunhas que denunciem, nem que seja as características da viatura.