Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Bordados da Glória do Ribatejo celebram 2.º aniversário da inclusão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Escrito por em 29 de Janeiro, 2024

Assinala-se, no próximo domingo, dia 4 de fevereiro, o 2.º Aniversário da Inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Neste domingo, vai ser inaugurada, pelas 15h00, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, a exposição “A Infância … Toucas e Babetes”. As toucas de infância, juntamente com o vestido e o babete, constituíam o traje de infância. Estas peças eram obras de arte, uma profusão de cores e motivos decorativos espelham todo o primor e perfecionismo das mulheres glorianas.

Também neste dia, a Associação do Rancho Folclórico Casa do Povo de Glória do Ribatejo lança o volume II do Estudo “Glória – Falar, Cantar e Contar”, da autoria de Rita Pote e Joaquim Cachulo. Este estudo surge na sequência de outros trabalhos já publicados pela Associação, com o objetivo de divulgar os vários aspetos que compõem o património imaterial de Glória do Ribatejo.

Recorde-se de que a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a 4 de fevereiro de 2022. A candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, tendo contado com a colaboração da Universidade de Évora e o apoio da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, instituições e associações locais e de toda a comunidade de Glória do Ribatejo.

IMG: CIMLT.