Azambuja: Câmara Municipal e GNR unem esforços para combater isolamento de idosos
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 16 de Outubro, 2024
A Câmara Municipal de Azambuja, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), tem reforçado o apoio aos idosos em situação de isolamento, em paralelo com a Operação “Censos Sénior 2024”. Esta iniciativa, que decorre até 15 de novembro, contou recentemente com o acompanhamento da vereadora responsável pelo pelouro municipal da Ação Social, Mara Oliveira, que se juntou às equipas no terreno.
A Operação “Censos Sénior”, que se realiza todos os anos, permite à GNR recolher dados atualizados sobre os idosos e encaminhá-los para o programa “Idosos em Segurança”, um projeto ativo em permanência em todo o país. Este programa oferece acompanhamento contínuo à população sénior, promovendo visitas regulares e proporcionando um canal de apoio e proximidade com as autoridades. No Comando Territorial de Lisboa, por exemplo, 1118 idosos estão atualmente inscritos e acompanhados através deste programa.
A iniciativa “Censos Sénior” desempenha um papel crucial na atualização de dados, garantindo que nenhum idoso em situação de isolamento social seja esquecido. A GNR coloca em prática o seu compromisso de proteger e apoiar a população mais vulnerável, garantindo não só a sua segurança física, mas também o seu bem-estar emocional, ao criar laços de proximidade que vão além da vigilância.
Por seu lado, a Câmara Municipal de Azambuja tem implementado diversas iniciativas que visam promover o bem-estar da população, com destaque para os idosos e para a saúde mental, através de uma estreita articulação com a Rede Social do Concelho. Um dos projetos de maior impacto é o “Luzes com Presença – UTICATIVA”, concretizado num protocolo estabelecido com a Cruz Vermelha Portuguesa, que tem como objetivo promover o envelhecimento ativo e combater o isolamento social dos idosos no Concelho de Azambuja, através da atribuição de um serviço de teleassistência, a título gratuito, aos idosos que se encontram em situação de isolamento social e/ou geográfico.
A nível local, também a Rede Social tem uma intervenção através das Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF), que têm como função sinalizar e agir sobre as situações mais graves de pobreza e exclusão social na sua área, promover a utilização eficiente dos recursos locais e dinamizar a participação comunitária.