Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Ex-Ouriense, Diana Silva, coloca Portugal no Europeu Feminino

Escrito por em 4 de Dezembro, 2024

IMG: André Sanano – Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A Seleção Nacional garantiu, na última terça-feira, o seu terceiro Europeu consecutivo, ao vencer na Chéquia por 2-1, em jogo da segunda mão do playoff. Diana Silva, a atleta oriunda do Atlético Clube Ouriense e que atualmente representa as cores do Sporting Clube de Portugal, apontou os dois golos, aos 13 e aos 76 minutos, que garantiram o apuramento.

O Selecionador Nacional, Francisco Neto, optou por fazer apenas duas alterações por comparação ao encontro da primeira mão: Patrícia Morais rendeu Inês Pereira na baliza e Diana Silva entrou para o lugar de Jéssica Silva. O primeiro momento de perigo protagonizado pelas Navegadoras pertenceu a Andreia Jacinto quando, à passagem dos cinco minutos, fez a bola passar a centímetros da barra adversária.

O primeiro golo de Portugal surgiu, aos 13 minutos, quando Diana Silva, após canto na esquerda, apareceu rápida junto ao primeiro poste a desviar para golo.

Aos 35 minutos, após canto na direita e lance confuso na área, a equipa de arbitragem, com recurso ao VAR, assinalou grande penalidade, cometida por Ana Capeta e convertida com êxito por Svitkova. Um golo que não retirou ânimo à equipa portuguesa, embora daí até ao intervalo tenha revelado mais dificuldade em servir as linhas mais avançadas, uma vez que o processo defensivo das checas revelou mais acerto logo à entrada do seu meio-campo.

O primeiro sinal de perigo no segundo tempo surgiu dos pés de Khyrová, mas a bola saiu muito por alto, após remate frontal. Na resposta, Capeta ganhou lance na direita da área adversária, mas já não conseguiu cruzar para Diana Silva. Aos 53 minutos, a mesma jogadora, apesar de agarrada quando seguia isolada para a área, quase fazia o 2-1, mas o remate saiu-lhe fraco e claramente prejudicado pelo desequilíbrio irregularmente criado pela defesa checa.

Aos 58 minutos, o selecionador português foi o primeiro a tentar mexer com a partida, trocando Andreia Jacinto por Andreia Norton. Ana Capeta e Diana Gomes voltaram a levar perigo à área contráriae o jogo ganhava velocidade. Aos 67 minutos, Potugal dispôs de um livre direto, no interior da meia lua, mas a barreira “desfez” a intenção de Joana Marchão, com um remate que prometia festa.

Até final, a Chéquia ainda tentou chegar ao empate, adiando as decisões, mas a bem organizada defensiva portuguesa não deu grandes possibilidades.

Recorde-se de que o Campeonato Europeu de Futebol Feminino será realizado na Suíça, entre os dias 2 e 27 de julho de 2025.

Fonte: Federação Portuguesa de Futebol.