Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Espaço Jovem

20:00 21:00

Atual

Espaço Jovem

20:00 21:00


Almeirim vive 5 dias intensos com o Festival da Sopa da Pedra

Escrito por em 22 de Agosto, 2024

IMG: Confraria Gastronómica de Almeirim.

Está de regresso, ao Parque das Tílias, em Almeirim, mais uma edição do Festival da Sopa da Pedra. Entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro não irão faltar demonstrações de cozinha com a participação de confrarias, de diferentes tipologias, oriundas de todo o país, dança, folclore e muita animação musical.

O “pontapé de saída” do evento onde a sopa típica de Almeirim é a “rainha” é dado, na quarta-feira, 28, pelas 19h00. Neste dia, a gastronomia da Madeira ganha também um lugar neste Festival com uma demonstração de cozinha pela Confraria Gastronómica da Madeira. No que à animação musical diz respeito, o primeiro dia fará as “delícias” dos fãs de Rolling Stones com a atuação da Banda Stoned.

Na quinta-feira, 29, a freguesia de Fazendas de Almeirim mostrará parte da sua cultura com a atuação das Marchas Populares, pelas 20h30, e às 21h00 há uma demonstração por parte da Confraria Queijo de São Jorge. Para os amantes da música popular portuguesa – e não só -, às 22h00 atua Fernando Correia Marques, autor de êxitos como “Burrito”; “A Pulga e Eu”; “Carocha do Amor” ou, mais recentemente “Quero Ficar Contigo”. À meia-noite atua o DJ John Goulart.

No terceiro dia, às 20h30, as Marchas Populares de Benfica do Ribatejo vão animar o evento e seguir-se-á, depois, um showcooking com a Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis. Um dos momentos altos e aguardados deste Festival acontece, às 22h00, com a atuação da artista portuguesa Áurea. E porque à sexta-feira, o dia pede festa “pela noite dentro”, à meia-noite é o DJ CMIKE que toma conta da “cabine” seguindo-se, depois, a atuação da Dupla Mete Cá Sets.

O sábado, dia 31 de agosto, é o dia do Município convidado. Este ano, Sines é o destino convidado e apresentará, através da Confraria dos Saberes e Sabores, pelas 20h00, uma demonstração do melhor da gastronomia do Litoral Alentejano. Neste dia, o folclore e a etnografia vão também estar em destaque com a realização do Festival de Folclore que contará com a presença do Rancho Etnográfico Camponeses de Arraiolos; Rancho Folclórico Alegrias do Campo (Pombal) e, naturalmente, da Velha Guarda do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim. Às 23h30 sobem a palco os Bom Batuke e às 01h00 prossegue a animação com o DJ Miguel Simões.

O primeiro dia de setembro contará com um espetáculo de recortadores, na Arena de Almeirim, pelas 17h00 e às 20h00 atuará a Marcha Popular de Almeirim. Neste dia, pelas 21h00, haverá uma demonstração de arroz doce com a Confraria que se dedica a esta iguaria. Às 22h00 sobe a palco a dupla Jorge Paulo e Susana para o baile que encerrará o Festival da Sopa da Pedra 2024.

As entradas são gratuitas.