Almeirim vive 5 dias intensos com o Festival da Sopa da Pedra
Written by Edgar Correia (TPE587) on 22 de Agosto, 2024
Está de regresso, ao Parque das Tílias, em Almeirim, mais uma edição do Festival da Sopa da Pedra. Entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro não irão faltar demonstrações de cozinha com a participação de confrarias, de diferentes tipologias, oriundas de todo o país, dança, folclore e muita animação musical.
O “pontapé de saída” do evento onde a sopa típica de Almeirim é a “rainha” é dado, na quarta-feira, 28, pelas 19h00. Neste dia, a gastronomia da Madeira ganha também um lugar neste Festival com uma demonstração de cozinha pela Confraria Gastronómica da Madeira. No que à animação musical diz respeito, o primeiro dia fará as “delícias” dos fãs de Rolling Stones com a atuação da Banda Stoned.
Na quinta-feira, 29, a freguesia de Fazendas de Almeirim mostrará parte da sua cultura com a atuação das Marchas Populares, pelas 20h30, e às 21h00 há uma demonstração por parte da Confraria Queijo de São Jorge. Para os amantes da música popular portuguesa – e não só -, às 22h00 atua Fernando Correia Marques, autor de êxitos como “Burrito”; “A Pulga e Eu”; “Carocha do Amor” ou, mais recentemente “Quero Ficar Contigo”. À meia-noite atua o DJ John Goulart.
No terceiro dia, às 20h30, as Marchas Populares de Benfica do Ribatejo vão animar o evento e seguir-se-á, depois, um showcooking com a Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis. Um dos momentos altos e aguardados deste Festival acontece, às 22h00, com a atuação da artista portuguesa Áurea. E porque à sexta-feira, o dia pede festa “pela noite dentro”, à meia-noite é o DJ CMIKE que toma conta da “cabine” seguindo-se, depois, a atuação da Dupla Mete Cá Sets.
O sábado, dia 31 de agosto, é o dia do Município convidado. Este ano, Sines é o destino convidado e apresentará, através da Confraria dos Saberes e Sabores, pelas 20h00, uma demonstração do melhor da gastronomia do Litoral Alentejano. Neste dia, o folclore e a etnografia vão também estar em destaque com a realização do Festival de Folclore que contará com a presença do Rancho Etnográfico Camponeses de Arraiolos; Rancho Folclórico Alegrias do Campo (Pombal) e, naturalmente, da Velha Guarda do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim. Às 23h30 sobem a palco os Bom Batuke e às 01h00 prossegue a animação com o DJ Miguel Simões.
O primeiro dia de setembro contará com um espetáculo de recortadores, na Arena de Almeirim, pelas 17h00 e às 20h00 atuará a Marcha Popular de Almeirim. Neste dia, pelas 21h00, haverá uma demonstração de arroz doce com a Confraria que se dedica a esta iguaria. Às 22h00 sobe a palco a dupla Jorge Paulo e Susana para o baile que encerrará o Festival da Sopa da Pedra 2024.
As entradas são gratuitas.