Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Alenquer: Município sensibiliza condutores antes da quadra festiva

Escrito por em 24 de Dezembro, 2024

IMG: Câmara Municipal de Alenquer.

A Câmara Municipal de Alenquer, conjuntamente com o Serviço Municipal de Proteção Civil, proporcionou mais uma ação de sensibilização à população antes da quadra festiva. Em três locais estrategicamente escolhidos no concelho, os condutores foram aconselhados a optar por uma condução defensiva, mas também apelando às boas práticas dentro de casa, para que o tempo passado em família seja recordado sempre pelas melhores razões.

Em Alenquer, Merceana e Abrigada, comitivas do Serviço Municipal da Proteção Civil, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Guarda Nacional Republicana e das corporações de Bombeiros do concelho tiveram a companhia do Vice-Presidente do Município, Tiago Pedro, na mensagem correta a passar aos populares. A presença dos diversos agentes da Proteção Civil foi bem tida em conta por quem ouviu uma comunicação importante neste rápido e eficaz momento de interação.

“Em vésperas de semana em que se cumpre o natal, já se tornou tradição que o Município de Alenquer fizesse ações de sensibilização nos pontos de maior fluxo rodoviário do concelho de Alenquer. As pessoas também já se habituaram a isso, torna-se familiar. É importante fazer estas ações porque aproxima as autoridades municipais e da proteção civil do resto da comunidade. É uma oportunidade, de forma informal e calorosa, de passar uma mensagem e conseguir sensibilizar as pessoas, que habitualmente são sensíveis a esta temática. Nunca é demais insistir. Conseguimos falar com centenas de pessoas. Mesmo os veículos que passavam e com condutores com os quais não falámos, a simples presença das autoridades acaba por moderar a sua conduta”, vincou Tiago Pedro.

O coordenador municipal da Proteção Civil, Tiago Espírito Santo, garantiu que o “objetivo foi cumprido”. “Dentro daquelas que são as atribuições do Serviço Municipal de Proteção Civil, queremos aproximar todos os agentes em nome de uma causa comum que é a segurança rodoviária. Nesta altura registamos sempre um acréscimo de acidentes de viação em relação ao resto do ano civil. Por outro lado, alertamos as pessoas para o perigo das fontes de ignição, em particular o uso adequado das lareiras. Neste período, a estatística diz-nos que os incêndios urbanos aumentam bastante também”, ressalvou.