Abrantes: Projeto “GuardaR os Nossos” da GNR reconheceu militares na reserva e na reforma
Escrito por Redação em 4 de Abril, 2025

IMG: Guarda Nacional Republicana (GNR).
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento Territorial de Abrantes, promoveu, no passado dia 1 de abril, um conjunto de atividades com os militares da Guarda na reforma e na reserva fora da efetividade de serviço, Guardas Florestais e civis que prestaram serviço na GNR.
Segundo a Guarda, este projeto, do Comando Territorial de Santarém, “surge com a intenção de reconhecer o valor e acompanhar os militares e funcionários civis na situação de reforma e reserva, permitindo que mantenham o contacto com a instituição e com os valores que serviram ao longo da sua carreira profissional.”
A iniciativa pretende “dinamizar o contacto com os militares na reforma e na reserva fora da efetividade de serviço, Guardas Florestais e civis que prestaram serviço na Guarda Nacional Republicana, procurando chamá-los à participação em atividades de cariz social, bem como ao acompanhamento em visitas às nossas instituições, atuando como guias. Adicionalmente, visa também o exercício do dever de tutela, através da identificação de situações de carência social, possibilitando posterior intervenção em colaboração com os mecanismos de ação social locais”, acrescenta a Guarda no comunicado enviado às redações.
No dia 1 de abril, estiveram presentes no Destacamento Territorial de Abrantes cerca de 50 militares e civis, que participaram numa cerimónia militar, seguida de uma visita ao quartel e de uma demonstração de meios. O dia terminou com a entrega de lembranças e um convívio marcado pela partilha de conhecimento, experiência e história.