CNA reclama medidas urgentes para mitigar o aumento dos combustíveis agrícolas
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 29 de Agosto, 2023
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) pretende que sejam tomadas medidas de combate aos aumentos sucessivos do preço do gasóleo agrícola. De acordo com a CNA, este combustível, que aumenta consecutivamente desde maio, contribui para “o estrangulamento financeiro da já muito débil situação dos agricultores, sobretudo das pequenas e médias explorações familiares.”
Contas feitas, a 28 de Agosto, o preço médio do gasóleo agrícola é de 1,39 euros, valor apenas superado pelos preços registados entre março e novembro do ano passado. Hoje, o gasóleo agrícola custa mais 0,55 euros por litro do que em Janeiro de 2021.
A estrutura representativa dos afirma que “as dramáticas consequências dessa escalada de preços – não só dos combustíveis, mas de outros fatores de produção como adubos e corretivos, sementes ou alimentos para animais – são conhecidas e provocaram uma acentuada quebra no rendimento da atividade agrícola em 2022 (-11,7%).”
O ano de seca que se vive, “com perdas de produção e aumento de despesas com a alimentação animal” são outra situação dramática alertada pela CNA. “Nestas circunstâncias, o acesso à água vê-se dificultado também pelo aumento do preço do gasóleo agrícola, necessário para a sua captação, que subiu 30 cêntimos desde Maio.”, afirmam os dirigentes.
A CNA apela, assim, para a necessidade da implementação de apoios excecionais para os sectores agrícolas afetados pela seca, nomeadamente através do apoio ao gasóleo agrícola.