De 16 a 22 de agosto todos os caminhos vão dar às Festas de Samora Correia
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 15 de Agosto, 2023
Antes mesmo do arranque oficial, no dia 16 de agosto, pelas 22h00, um Cortejo de Cavaleiros Amadores, acompanhado pela Banda da Sociedade Filarmónica União Samorense (SFUS), entre a Avenida “O Século” e a Igreja Matriz da cidade deixa antever que estão a chegar as Festas pelas quais a população samorense anseia o ano inteiro. Meia hora depois, há uma procissão das velas, que continuará a ser acompanhada pela centenária banda de Samora Correia.
O dia 17 de agosto, marca o arranque das Festas que será, abrilhantado, às 00h00 com fogo-de-artifício e, como não podia deixar de ser, por uma Largada de Touros no Largo do Calvário às 00h30. Neste dia, pelas 15h00, no Palácio do Infantado, será inaugurada a exposição “A Igreja Matriz – Nossa Senhora de Oliveira: Três Séculos de Memória”. Este, sendo um dia particularmente dedicado às tertúlias, destaca-se a concentração das mesmas, pelas 15h30, na Praça da República a que se segue uma Garraiada na Praça de Touros. No que respeita ao plano musical, o destaque deste dia vai para a atuação de Miguel Azevedo.
No dia 18, tradicionalmente um dia dedicado aos emigrantes, destaca-se a atuação, às 21h30, do Grupo de Sevilhanas Sabor Flamenco a que se segue, às 23h00, um concerto com Baila Maria.
O sábado, dia 19, começa cedo com a realização, às 10h00, de uma prova de perícia de campinos que acontecerá na Herdade das Silveiras, a que se segue a prova de maneio de gado bravo e picaria à vara larga. Durante a tarde, pelas 16h00, a principal Avenida da cidade ganha mais animação com o desfile dos quatro ranchos folclóricos que atuarão, às 21h00, no Festival de Folclore.
Às 21h30 a organização começa a acender os fogareiros, a distribuir as primeiras sardinhas, o pão e o vinho para uma noite que junta, nas ruas, amigos e famílias. Neste dia, em que vale quase tudo menos levar sardinhas “no pacote”, isso só está ao alcance da artista Rosinha que anima as hostes à meia-noite.
O penúltimo dia das Festas de Samora Correia fica marcado, às 18h00, pela realização de uma Procissão com a Padroeira da cidade e restantes imagens dos outros santos pelas ruas da cidade. À noite, a partir das 22h00, são os Pearl Band, uma banda de tributo aos Pearl Jam, que animam a população e os forasteiros.
E porque a Festa se faz para graúdos, mas também para miúdos o último dia reserva um “encierrito” com bezerras pela rua da Junta de Freguesia de Samora Correia. E à noite, a partir das 23h30, se quiser “mandar beijinhos para alguém” é o autor do hit do momento “O Preço Certo”, Pedro Mafama, que encerra estas Festas.
Foto: Joaquim Júlio Abreu Correia.