Fogo-de-artifício e Nuno Ribeiro são o “mote” para o início das Festas de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 14 de Agosto, 2023
As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo arrancam, hoje, com o seu cariz mais profano. Recorde-se que, de 6 a 14 de agosto, decorreram as tradicionais novenas religiosas em honra à padroeira.
Às 18h00 acontece a cerimónia oficial de abertura das Festas, a que se segue uma Largada de Bezerras às 19h00, na Rua 5 de outubro e Rua Virgílio Campos Pais do Amaral.
A iniciar a noite acontece, pelas 21h00, na Esplanada da Ermida de Nossa Senhora do Castelo, uma Eucaristia Vespertina da Assunção de Nossa Senhora por intenção dos Irmãos e pelos membros da Irmandade falecidos. No mesmo horário, mas no palco Praça, acontecem as atuações de dança com ODAC, CAD Dança, Turma da Cíntia e Andrade Dance Academy.
Para hoje, às 22h00, estava também agendado um desfile de Fanfarras que, entretanto, foi cancelado. De acordo com o município, este cancelamento deve-se “ao flagelo dos fogos que têm assolado o País nas últimas semanas, em particular nos últimos dias, sendo que a corporação dos Bombeiros Municipais de Coruche em prevenção com nível de alerta laranja, situação que se estende às corporações de bombeiros convidadas.”
Pelas 00h00 haverá, no Rio Sorraia, o já tradicional fogo-de-artificio, a que se segue às 00h30, a atuação do músico Nuno Ribeiro.