Fogo em Odemira não dá tréguas: Mais de 1.000 operacionais no terreno
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 9 de Agosto, 2023
O incêndio rural que deflagrou, no passado sábado, dia 5 de agosto, em Odemira, no distrito de Beja, continua a mobilizar, pelas 09h00 de hoje, dia 9, 1092 operacionais, apoiados por 367 viaturas e 9 meios aéreos.
Este incêndio, que começou na região do Alentejo (São Teotónio) e que acabou, depois, por chegar também ao Algarve já consumiu 10 mil hectares e continua a ter, à hora de redação deste artigo, duas frentes ativas.
No balanço feito ao final da tarde de ontem, dia 8, pelo Município de Aljezur uma habitação foi consumida pelas chamas, bem como pequenos anexos e outros edificados. Já em Odemira, o Turismo Rural Teima foi destruído pelo incêndio.
O comandante regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Vítor Vaz Pinto, adiantou, no briefing de ontem concedido aos jornalistas, que foram deslocadas pela GNR, de forma preventiva, 1,459 pessoas, muitas delas para pontos de acolhimento. Neste balanço, Vítor Vaz Pinto informou também que 36 pessoas, na sua maioria agentes de Proteção Civil, receberam assistência por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no terreno.