Pretende pagar o IRS em prestações? Saiba, aqui, até quando pode fazer o pedido
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 7 de Agosto, 2023
Se não tiver direito ao reembolso na sua declaração de IRS muito provavelmente significa que ou está dispensado do pagamento de qualquer valor ou então terá mesmo de pagar este imposto. De forma a atenuar o impacto no orçamento pessoal e familiar, a Autoridade Tributária permite que este pagamento possa ser feito em prestações.
Para poder efetuar este requerimento há determinadas regras que tem de seguir, nomeadamente, não ter quaisquer dívidas às Finanças e submetê-lo dentro do prazo, ou seja, até ao próximo dia 15 de setembro. Para o fazer deve autenticar-se no Portal das Finanças e pesquisar por “Prestações”. Depois deve aceder à área destinada a “Planos Prestacionais” e clicar, em seguida, em “Registo. Nesta área deverá escolher a nota de cobrança que pretende ver paga em prestações.
Recorde-se de que este requerimento pode ser apresentado, sem a necessidade de apresentar qualquer garantia, se o apuramento do valor de IRS a pagar for superior ou igual a 204 euros e inferior a 5.000 euros.