Se tiver que pedir ajuda nas JMJ – Jornadas Mundiais da Juventude – para onde se deve ligar?
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 1 de Agosto, 2023
Em comunicado a PSP – Polícia de Segurança Pública – divulgou os contactos de emergência que os participantes nas JMJ devem utilizar e como fazê-lo.
Deste modo, e no sentido de não sobrecarregar o número europeu de emergência, o 112, só devem ser feitas chamadas para este número de socorro nos seguintes casos:
- Pessoas em risco de vida ou necessidade imediata de assistência médica;
- Se estiverem crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer;
- Incidentes graves (inundações, aluimentos, incêndios, acidentes rodoviários com feridos ou que impliquem riscos para a circulação);
- Deparar-se com crianças e/ou adultos perdidos.
Deste modo pode proteger-se a vida daqueles que realmente necessitam de auxílio.
Para todos os outros casos, tal como denunciar qualquer situação ilícita ou reportar um crime que já tenha ocorrido, a PSP recomenda a ida a um dos postos de policia do recinto das JMJ ou da cidade.
A PSP lembra também que se precisar de contactar a Polícia de Lisboa deve ligar o 21 765 42 42, ou seja o 21 POLÍCIA. Isto porque se marcar o 21 seguido dos números 765 42 42, o equivalente a escrever a palavra “POLÍCIA” nos teclados dos telemóveis, garantem que a chamada será atendida por um agente.
A PSP alerta ainda para que os participantes tenham “sempre o telemóvel com bateria e os contactos de emergência à mão”.