Porto irá ter 30 km de percursos para bicicletas, trotinetas e peões
Escrito por Redação em 18 de Julho, 2023
A apresentação do projeto irá ter lugar hoje, dia 18 de julho de 2023, pelas 10.30h, no Largo Amor de Perdição, e conta com a presença prevista do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o vereador com o pelouro do Urbanismo.
Segundo o Noticias ao Minuto, o programa, intitulado Rede 20, pretende priorizar os meios de mobilidade suave: a bicicleta, trotinete e, sobretudo, o peão.
A rede rodoviária definida no Plano Diretor Municipal (PDM), e outros com limitações à circulação rodoviária, que passam a integrar a Rede 20.
Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC) existentes e a constituição de ruas de partilha com a limitação da velocidade de máxima de circulação permitida para 20 quilómetros por hora serão algumas das medidas a implementar no âmbito do programa.
A rede vai centralizar-se no centro da cidade, em um polígono com 2,4 quilómetros quadrados definido pelas ruas Álvares Cabral e Gonçalo Cristóvão (a norte), ruas da Restauração, D. Manuel II, Maternidade, Boa Nova e Boa Hora (a poente), e pelas ruas da Alegria e Fontaínhas (a nascente).
Começa hoje, a primeira fase do projeto com a implementação de medidas “dissuasoras de velocidade” em 12 dos 30 quilómetros de arruamentos.
Segundo a observação de Pedro Baganha. “O centro da cidade tem de mudar”