Alcochete: GNR apreendeu cerca de 700 kg de amêijoa-japonesa
Escrito por Redação em 3 de Abril, 2025
Em comunicado, o Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que, no dia 1 de abril, apreendeu 690,65 quilos de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum), no concelho de Alcochete.
Segundo a Guarda, “no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda abordaram um veículo ligeiro de passageiros que transportava os referidos bivalves em situação irregular.”
No decorrer das diligências policiais, foi identificado um homem de 38 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por falta de documento de registo, infração cuja coima pode ascender aos 3.740 euros.
Os bivalves, após verificação higiossanitária, serão destruídos.
A Guarda Nacional Republicana relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas. O documento comprovativo da origem é fundamental para prevenir a introdução irregular destes produtos no mercado.