“Fomos sempre contra a agregação das freguesias”, diz João Oliveira, Presidente da U.F. de Glória do Ribatejo e Granho (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 17 de Janeiro, 2025
Foi aprovado, esta sexta-feira, na Assembleia da República, o processo de desagregação de freguesias. A aprovação final mereceu o aplauso de pé pela maioria das bancadas parlamentares, numa votação onde apenas a Iniciativa Liberal votou contra e o Chega se absteve.
No caso concreto do distrito de Santarém estava, em cima da mesa, a desagregação da União de Freguesias de Serra e Junceira, no concelho de Tomar; da U.F. de Coruche, Fajarda e Erra, no concelho de Coruche; da U.F. de Matas e Cercal, da U.F. de Rio de Couros e Casal de Bernardos e da U.F. de Gondemaria e Olival, no concelho de Ourém; da U. F. de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra e da U.F. de Glória do Ribatejo e Granho e, por fim, da U.F. de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira, no concelho de Santarém.
No que diz respeito concretamente ao concelho de Salvaterra de Magos, o Presidente da União de Freguesias de Glória, fala num “dia de felicidade” para “um processo que estava por concluir”: