IMG: Guarda Nacional Republicana (Arquivo).
Até às 23h59 da última segunda-feira, foram contabilizados, no âmbito da Operação Natal e Ano Novo, promovida pela Guarda Nacional Republicana (GNR), um total de 976 acidentes, dos quais resultaram 9 mortos, 26 feridos graves e 275 feridos leves.
De acordo com a Guarda, as vítimas mortais resultaram de despistes, atropelamentos e colisões.
No que à fiscalização diz respeito, até ao momento foram fiscalizados 41.970 condutores, sendo que 547 seguiam com excesso de álcool no sangue. Destes 270 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Há, ainda, registo de 78 pessoas que se encontravam a conduzir sem habilitação legal para o efeito.
Foram, ainda, detetadas 6.536 contraordenações rodoviárias, das quais a GNR destaca 1.929 por excesso de velocidade, 682 por falta de Inspeção Periódica Obrigatória e 212 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
As autoridades reforçam que, durante o período em que decorre a operação, vai continuar a dar prioridade a infrações como a condução sob efeito de álcool, excesso de velocidade, utilização indevida do telemóvel e uso correto do cinto de segurança