Constância: Deputados do Partido Socialista questionam Governo face sobre o encerramento da Fábrica da Tuppereware
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 23 de Dezembro, 2024
Num comunicado enviado às redações, os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos por Santarém consideram que o anúncio do encerramento da Fábrica da Tupperware em Constância, previsto para 8 de janeiro, exige uma “intervenção urgente” por parte do Governo.
Alexandra Leitão, Hugo Costa e Mara Lagriminha, os três eleitos, defendem que a situação justifica a articulação direta com o setor empresarial e o poder local, com o objetivo de proteger os trabalhadores, mitigar as consequências socioeconómicas e assegurar um contexto de sustentabilidade a médio e longo prazo para a região e esta localidade em concreto. “Sem um apoio adequado e célere, o risco de agravamento social, económico e territorial poderá ter consequências irreversíveis para a economia local”, alertam os deputados.
Na última sexta-feira, dia 20, os deputados terão apresentado, na Assembleia da República (AR), um conjunto de perguntas ao Governo sobre este tema dirigidas, especificamente, à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e ao Ministro da Economia.
“Que medidas imediatas de apoio social estão a ser implementadas para apoiar as famílias em situação de maior vulnerabilidade económica? Quais as ações concretas que estão a ser tomadas para apoiar os trabalhadores no acesso ao subsídio de desemprego e para promover a requalificação e reintegração no mercado de trabalho dos trabalhadores afetados?”, questionaram os deputados.
Os eleitos pretendem ainda esclarecer de que forma o Governo pretende “assegurar uma comunicação clara, transparente e eficaz com as comunidades locais afetadas por encerramentos industriais, garantindo que os trabalhadores e as suas famílias estarão plenamente informados sobre os seus direitos e os recursos disponíveis”.
Questionaram, ainda, sobre as “ações concretas” a implementar pelo Governo para “mitigar os impactos socioeconómicos no concelho de Constância, nomeadamente ações específicas de apoio à recolocação dos trabalhadores afetados ou a atração de novos investimentos industriais para a região”.
Na mesma nota, os deputados recordam que, nos últimos tempos, “o tecido empresarial português, em particular o setor industrial, tem sido marcado por um aumento significativo de encerramento de empresas, com efeitos profundos nas economias locais e regionais”. Para os deputados socialistas, “o alastramento desta situação reflete-se, consequentemente, na perda de postos de trabalho, na deterioração do poder de compra das populações locais e no enfraquecimento do tecido produtivo de várias regiões do país.”