No centro do projeto está o desenvolvimento de um Marketplace e de uma aplicação, que funcionam como vitrinas digitais para produtos e serviços locais. Além de expandir o alcance dos negócios para novos públicos, estas ferramentas oferecem funcionalidades inovadoras como diretórios de lojas, notícias, agenda cultural e até roteiros turísticos. A App, disponível em breve, promete criar uma experiência integrada, combinando comércio, cultura e turismo. Os comerciantes também terão acesso a dados analíticos que lhes permitirão conhecer melhor os seus clientes, otimizar estratégias de venda e acompanhar o impacto das suas ações de marketing digital.
Uma rede Wi-Fi com 27 antenas será instalada no perímetro do Bairro Comercial Digital, conectando comerciantes e consumidores. Além de facilitar o acesso à App e ao Marketplace, a infraestrutura posiciona Coruche como uma smart city, oferecendo um ambiente digital avançado que melhora a experiência de compra e lazer para quem visita a região. O projeto integra um plano de comunicação, com ações específicas, estratégias que pretendem ampliar a visibilidade do Bairro Comercial Digital e atrair um público diversificado, garantindo o aumento do volume de negócios e da notoriedade de Coruche como destino comercial e turístico. A identidade visual do Bairro Comercial Digital também foi desenvolvida cuidadosamente para criar uma marca apelativa e representativa da comunidade local. Do logótipo aos suportes físicos e digitais, a imagem do projeto une tradição e modernidade, refletindo o compromisso com a regeneração do comércio local.
Além de atrair e-consumidores, o Bairro Comercial Digital promove a diversificação da clientela, gera novas oportunidades de negócio e fortalece o tecido económico do Concelho. A inclusão de soluções como realidade aumentada, cacifos digitais e informação em mupis garante que o projeto evoluirá continuamente, criando benefícios de longo prazo para comerciantes e consumidores, assegura a autarquia.
O “Coruche Digital – Lojas com Gente” conta com um investimento de 547.464,25 euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).