Associação de Produtores Florestais de Coruche premiada com 9 mil euros pela ANP|WWF
Written by Edgar Correia (TPE587) on 12 de Novembro, 2024
A Associação Natureza Portugal | World Wildlife Fund WWF (ANP|WWF) entregou hoje à Associação de Produtores Florestais de Coruche um cheque de 9.000 euros, com o objetivo de premiar as boas práticas florestais, no âmbito do projeto Green Heart of Cork.
O Green Heart of Cork é um projeto da ANP|WWF que atua na conservação da maior mancha de sobreiro do mundo. Desde o início do projeto, já foram entregues 79.000 euros de prémio aos produtores da Associação de Produtores Florestais de Coruche, num total de 45 prémios atribuídos.
Sendo o montado uma das paisagens mais ameaçadas de Portugal, este projeto recompensa os proprietários rurais que investem em boas práticas agroflorestais e, por isso, contribuem para a melhoria dos serviços fundamentais que os ecossistemas prestam, entre os quais a recarga do aquífero da Bacia do Tejo-Sado, responsável por abastecer cerca de 1,5 milhões de pessoas.
Um dos objetivos do Green Heart of Cork é valorizar e incentivar a gestão florestal certificada em Portugal, sendo que no início deste projeto havia menos de 60 mil hectares de montado certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC). Atualmente são mais de 154 mil hectares certificados, dos quais cerca de 20% são de membros da Associação de Produtores Florestais de Coruche.
Neste ano, o evento decorreu na Herdade da Torre e Carrascal, em Montemor-o-Novo, e contou com a presença dos proprietários beneficiários do projeto.