Abrantes: Projeto Câmara dos Jovens tem candidaturas abertas
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 5 de Novembro, 2024
Está a decorrer, em Abrantes, até ao dia 28 de novembro, o período para apresentação de candidaturas ao programa “Câmara dos Jovens”. Já de 29 de novembro a 12 de janeiro de 2025, realizar-se-á a campanha eleitoral. A votação irá realizar-se de 17 a 23 de janeiro de 2025, através da plataforma Abrantes 360, e os resultados serão conhecidos a 24 de janeiro. A tomada de posse do executivo da Câmara dos Jovens realizar-se-á na Reunião de Câmara subsequente à eleição.
Este projeto, que se destina a jovens entre os 14 e os 21 anos de idade (inclusive) que sejam naturais ou residentes em Abrantes e/ou estudem numa instituição educativa do concelho de Abrantes, há pelo menos um ano, tem como objetivo “valorizar as opiniões dos jovens, as suas ideias e perspetivas para o futuro são os objetivos do programa ‘Câmara dos Jovens’ que dará a oportunidade aos interessados de serem os responsáveis pela gestão de um orçamento que lhes é atribuído para concretizarem os projetos que idealizaram, numa lógica de diálogo e sustentabilidade.”
De acordo com a autarquia, “os jovens que queiram participar no projeto ‘Câmara dos Jovens’ devem, primeiramente, efetivar o seu recenseamento através da aplicação Abrantes360 ou presencialmente, nos serviços de atendimento ao público do Município de Abrantes (Loja do Cidadão, Estádio, Piscinas) e nas escolas do concelho de Abrantes. Este recenseamento é obrigatório para todos os jovens que queiram participar no projeto concorrendo com uma lista, sendo apoiante ou simplesmente desejando votar.”
Os interessados deverão apresentar as candidaturas que devem ser submetidas em listas, compostas por sete elementos, com a apresentação do candidato a presidente e dos respetivos vereadores à Câmara dos Jovens.
Com a candidatura, deverá ser apresentado o programa de ação, cujo montante de execução não exceda os 10.000 €. Este programa deve espelhar os objetivos a atingir com a candidatura, apresentar os prazos de todas as ações que pretendem realizar, os responsáveis por cada tarefa, os recursos financeiros e humanos necessários e nele deve ainda constar o acompanhamento dos resultados e as metas a atingir a longo prazo. De salientar que este programa é apenas provisional, podendo haver ajustes ao longo do projeto.
O mandato dos eleitos terá a duração de um ano, a contar da data de tomada de posse.