Videojogos: Em média, os jogadores europeus levam 8,9 horas por semana a jogar
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 29 de Outubro, 2024
O Relatório Anual “All About Video Games – European Key Facts“, levado a cabo pela Video Games Europe, em conjunto com a European Games Developer Federation, dá conta que mais de metade (53%) dos europeus entre os 6 e os 64 anos jogam videojogos; mais de 40% dos jogadores são do sexo feminino e em média, os jogadores gastam 8,9 horas por semana a jogar, menos do que as 16,3 gastas nas redes sociais e do que as 24 a ver televisão e transmissões semelhantes.
Para Tiago Sousa, Diretor Geral da Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV), “este estudo confirma a importância que os videojogos têm na vida dos europeus, tanto do ponto de vista dos jogadores, como do ponto de vista dos produtores, editoras e de todas as pessoas que trabalham na indústria.” O Dirigente acrescenta, ainda, que “mais interessante é perceber que as mulheres têm um papel cada vez mais importante no setor, como jogadoras ou como parte da criação dos jogos e ainda a desmistificação de outras questões como o tempo passado a jogar, inferior, por exemplo ao gasto nas redes sociais.”
A indústria dos videojogos cresceu, de 2022 para 2023, 5% para 25,7 mil milhões de euros, confirmando a tendência de aumento de receitas que se verifica, pelo menos desde 2018.
Em termos de empregabilidade, o setor europeu dos videojogos emprega cerca de 114 mil pessoas, sendo 24,4% mulheres. Entre os cargos desempenhados, os mais comuns são nas áreas de tecnologia, design, criação, imagem e som e produção.