Porto Fluvial da Castanheira do Ribatejo pode estar concluído até 2026
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 8 de Outubro, 2024
A notícia não é nova e a construção de um porto fluvial, na Castanheira do Ribatejo, em Vila Franca de Xira, já se fala há pelo menos 13 anos e tem, inclusive aprovação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), mas parece que o arranque das obras está mais perto do que nunca.
A notícia é avançada pelo Jornal ECO que cita o presidente do grupo ETE, Luís Figueiredo, o qual já terá, nas mãos, as propostas das empresas candidatas à construção. De acordo com Luís Figueiredo, a concessionária vai, agora, analisar as propostas, escolhendo a mais adequada para fazer, ainda este ano, a adjudicação.
A previsão para a conclusão da empreitada e entrada em funcionamento do serviço apontada é o início de 2026. Por cada viagem da barcaça e do rebocador serão transportados até 100 contentores o que significa, segundo Luís Figueiredo, que os clientes passam a poder ir buscar os contentores a Castanheira do Ribatejo ao invés de Alcântara ou Santa Apolónia.
Nas suas declarações ao ECO, o gestor afiança também que este porto fluvial que ligará Lisboa a Castanheira do Ribatejo tem condições para crescer rapidamente, assim a procura o dite.
A concretizar-se, esta obra contribuirá para a retirada de trânsito pesado da A1 e nas ruas de Lisboa, assim como uma redução das emissões de CO2.
O investimento inicial ronda os 6 milhões de euros.