Coruche: Movimento “Um Dia Pela Vida” comemora 20 anos este sábado
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 8 de Outubro, 2024
O movimento “Um Dia Pela Vida” (IDPV) está a assinalar, este ano, 20 anos de implementação em Portugal e tudo começou, em Coruche, onde deu os primeiros passos em março de 2005. Para assinalar a efeméride, o Pavilhão Multiusos de Coruche recebe, este sábado, dia 12, pelas 17h00, o lançamento nacional desta iniciativa solidária da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que se prolongará até 15 de março de 2025.
O programa do evento arranca com a apresentação do projeto por Hugo Tavares, a que se segue uma retrospectiva sobre os 20 anos do UDPV em Coruche por Rita Teles Branco, que coordenou a primeira edição local em 2004.
O Dr. Ricardo Sousa, Coordenador Nacional do UDPV, abordará a história do projeto no País, complementado pela exibição do filme “20 anos a Caminhar contra o Cancro”. O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Doutor Vítor Veloso, abordará o impacto internacional da Liga e o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Silvestre Oliveira, fará uma reflexão sobre as mudanças ao longo destes 20 anos.
O evento culmina com o colóquio “Vamos Falar de Cancro”, onde especialistas como a Dr.ª Maria de Jesus Moura e o Dr. Hugo Sousa discutirão os desafios da sobrevivência e a importância de abordar o cancro de forma franca e positiva. Haverá ainda momento musical com Tomás Costa e Mariana Eiró, seguido de Porto de Honra.
O movimento Um Dia Pela Vida nasceu há 39 anos nos Estados Unidos com o nome Relay For Life. Hoje está presente em 32 países, envolvendo mais de 5.500 comunidades, com dois grandes objetivos: educar para a prevenção e angariar fundos para apoiar organizações que lutam contra o cancro, como a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).