Câmara de Coruche anuncia venda de terreno para novo projeto turístico na Vila
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 26 de Agosto, 2024
A Câmara Municipal de Coruche anunciou, recentemente, a intenção de venda de um terreno destinado à construção de um empreendimento turístico junto à Ermida de Nossa Senhora do Castelo e da Calçadinha, estrategicamente localizado no perímetro urbano da Vila, pelo preço mínimo de 188.227,80 euros.
O terreno, com área de 9.682,90 metros quadrados, destina-se ao desenvolvimento de um projeto turístico assente na construção de um empreendimento hoteleiro. O projeto deve cumprir requisitos específicos, como sejam a criação de um estabelecimento hoteleiro com mínimo de quatro estrelas, oferecendo entre 100 e 190 camas. A construção deve contemplar a utilização de recursos endógenos locais e o projeto deve promover espaços de lazer e bem-estar, com ofertas complementares, como restaurante e bar.
Adicionalmente, o empreendimento deverá respeitar normas ambientais e de construção, priorizando a sustentabilidade, e atender a princípios de intervenção que garantam a existência de unidades de alojamento com vista sul e a promoção da mobilidade urbana através de percursos pedonais. Face à proximidade com o núcleo edificado da Ermida de Nossa Senhora do Castelo, o projeto deve ainda atender à proteção do património edificado, não devendo a construção ter altura superior a três pisos acima da cota de soleira, assegurando preceitos de habitabilidade, conforto térmico, segurança e desempenho ambiental.
Considerando o défice de camas do setor turístico de Coruche, o executivo da Câmara Municipal considera de inegável interesse público a criação de condições para a promoção da instalação de uma unidade hoteleira que assegure um efetivo
aumento da capacidade de hospedagem. Face à urgência da necessidade de dotar o concelho de um projeto hoteleiro capaz de responder às necessidades municipais, Francisco Oliveira, Presidente do Município, considera ser indispensável alienar o
terreno “para que o Concelho possa aspirar a um desenvolvimento turístico estruturado, contínuo e sustentável”.
O prazo para apresentação de propostas encerra às 17 horas do 60.º dia a contar da publicitação do respetivo edital, consultável online no site da Câmara de Coruche.