Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Samora Correia em festa de 15 a 19 de agosto

Escrito por em 12 de Agosto, 2024

IMG: Câmara Municipal de Benavente.

Samora Correia volta a ter muitos motivos de animação cultural, tauromáquica e religiosa com a realização das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe que arrancam já esta quinta-feira, dia 15 de agosto.

O primeiro dia das festas, que é também feriado nacional, ficará marcado pela celebração de uma Missa, pelas 10h00, na Igreja Matriz a que se segue, no período da tarde, uma garraiada das tertúlias às 16h30 e uma largada de toiros às 19h00. Neste dia, é o artista Maninho que vai animar a Praça da República, a partir da meia-noite.

A sexta-feira, 16 de agosto, é o dia dedicado, por tradição aos emigrantes. Neste dia, haverá uma largada de toiros, às 19h00, às 21h00 atuam as Sevilhanas da Escola “Sabor Flamenco” e à meia noite sobem a palco os Los Romeros.

O sábado é o dia “alto” destas festas com as atenções de “olhos postos” no Festival de Folclore, na Praça da República, pelas 21h00, com a participação do Grupo Etnográfico “Samora e o Passado”; o Rancho Folclórico da Madalena (Vila Nova de Gaia); O Rancho Folclórico da Ria Formosa (Olhão) e o Rancho Típico Saia Rodada, de Benavente. Esta noite faz-se, também, em volta dos fogareiros com as sardinhas, pão e vinho, distribuídos pela organização. na tradicional Sardinha Assada,no Largo 25 de abril e na Fonte dos Escudeiros. Neste dia acontece, ainda, um espetáculo de fado amador, na Fonte dos Escudeiros, pelas 22h00.

No dia da Padroeira, ou seja, no dia 18 de agosto, a religião ganha um novo “fôlego” com a realização do tradicionadl Cortejo de Nossa Senhora de Alamé pelas ruas da cidade. À noite, pelas 21h00, é o samorense Tiago Silvestre quem vai atuar e será seguido de Soraia Ramos que subirá a palco às 22h30.

No último dia destes festejos, há largada de toiros agendada para as 19h00 e às 21h00 é o conhecido organista Telmo Faria quem vai animar a população de Samora Correia. A banda ribatejana The Pilinha sobe a palco, para encerrar estas festas, às 23h00.