Câmara de Vila Franca de Xira cede dois imóveis à ABEI para funcionamento de respostas sociais inovadoras
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 31 de Julho, 2024
Decorreu na manhã da última segunda-feira, dia 29 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Franca de Xira, a cerimónia de assinatura dos protocolos com vista à implementação das respostas sociais de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) e de Apartamentos de Autonomização (AA).
A assinatura destes protocolos oficializou a cedência de imóveis que visam criar condições para o funcionamento do CAFAP e dos AA, ambas as respostas sociais operacionalizadas pela Associação para o Bem Estar Infantil da Freguesia de Vila Franca de Xira (ABEI) e de acordo com os acordos de cooperação assinados com o Instituto da Segurança Social.
O CAFAP é um serviço que pretende, através do desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, dar um apoio especializado às famílias com crianças e jovens no âmbito da prevenção e reparação de situações de risco psicossocial.
Pretende trabalhar em três frentes: a preservação familiar; a reunificação familiar e, por fim, enquanto ponto de encontro familiar.
Por sua vez, os Apartamentos Autonomizados são dirigidos a jovens dos 15 aos 21 anos de idade, que se encontrem em acolhimento residencial, através de medida de promoção e proteção prevista na Lei. Esta resposta tem como objetivo apoiar a transição para a vida adulta, através de apoio psicológico, social, material e de entrada no mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais e a sua autonomização. Nestes espaços, através da criação de um ambiente contentor e com o devido acompanhamento de profissionais, proporcionam-se condições de progressiva autodeterminação e responsabilização, sendo fornecidas competências para o exercício dos direitos individuais, assumindo a autoria da própria vida.
A Autarquia irá apoiar este projeto através de dois imóveis Municipais, cedidos, em regime de comodato e a título gratuito, localizados em Franca de Xira e em Alhandra, respetivamente de tipologias T2 e T3.