Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Informação

12:00 14:00

Atual

Informação

12:00 14:00


ASASC defendeu identidade e sustentabilidade com novo aeroporto em Samora Correia

Escrito por em 30 de Janeiro, 2024

A Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) participou na consulta pública ao relatório preliminar da Comissão Técnica Independente (CTI) responsável pela avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto.

Recorde-se de que este estudo, levado a cabo pela CTI, apontou as opções do Campo de Tiro da Força Aérea, em Samora Correia, e de Vendas Novas como viáveis.

No entender da ASASC, é necessário defender a identidade de Samora Correia e, por isso, os seus dirigentes apelaram “a que seja feita justiça com referência ao Campo de Tiro de Samora Correia porque está inserido na nossa freguesia que tem 322 km2 e cerca de 19 mil habitantes”. “Imaginem referirmos Santuário de Ourém em vez de Fátima. A situação é idêntica. Samora Correia tem mais de 800 anos de história, com memória e um futuro promissor”, referiu o Presidente da ASASC, Nelson Lopes, nas suas intervenções.

A ASASC apontou ainda para o risco da cidade aeroportuária ser localizada maioritariamente no território de Canha, concelho do Montijo, privando o concelho de Benavente de receber as futuras receitas de impostos gerados pela empresa a constituir.

A atual proposta aponta para uma localização em que dois terços da cidade aeroportuária ocupam terrenos de Canha e um terço Samora Correia. Esta localização aproxima a infraestrutura de interesses privados sem privilegiar o interesse público.

A necessidade de reajustar para sudoeste a orientação proposta para as pistas para mitigar o impacto de ruído junto das populações de Santo Estêvão defendida pela Câmara Municipal de Benavente foi acompanhada pela ASASC, que foi a única entidade presente na sessão pública onde o Município de Benavente debateu e aprovou a sua proposta de defesa do concelho em sede de consulta pública.

A ASASC alertou também para o cuidado a ter com os 42 mil sobreiros existentes no polígono marcado para o novo aeroporto. “Não basta o compromisso de plantar 1,5 árvores por cada abatida porque um sobreiro demora décadas a atingir a sua maturidade”, referiu o Presidente da ASASC, Nelson Lopes.

ASASC quer constituição de Comissão Municipal para preparar modelo de desenvolvimento

A ASASC sugeriu à Câmara Municipal de Benavente que crie uma comissão municipal que inclua a CMB, a freguesia de Samora Correia, Instituto de Conservação da Natureza, Entidade de Turismo, Companhia das Lezírias, associações ambientalistas, IPSS, forças de segurança, empresários e potenciais investidores, de modo a acordarem estratégias conjuntas de planeamento para preparar a região para o Futuro “qualquer que seja a localização escolhida para o novo aeroporto”.

A ideia foi lançada na sessão pública onde o Município de Benavente aprovou a proposta de participação na consulta pública.

O portal www.aeroparticipa.pt recebeu 1.669 novas entradas, 78 opiniões, 1.141 argumentos e 137 comentários. Foram ainda recebidos 58 contributos, por e-mail, com envio de pareceres”, segundo um comunicado.

IMG: ASASC.