Marcelo convoca eleições nos Açores para o dia 4 de fevereiro
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 12 de Dezembro, 2023
O Conselho de Estado reuniu no dia de ontem, 11 de dezembro, no Palácio de Belém, em Lisboa, para analisar a situação política do arquipélago dos Açores após o chumbo, a 23 de novembro, do Orçamento Regional para o próximo ano.
No final da reunião, a Presidência emitiu uma nota onde dá conta de que o Presidente da República deu parecer favorável, por unanimidade dos votantes, à dissolução da Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
Assim, Marcelo Rebelo de Sousa marcou as eleições para o dia 4 de fevereiro de 2024, tendo assinado o respetivo Decreto, imediatamente referendado pelo Primeiro-Ministro.
Recorde-se de que o Partido Social Democrata, que governa o Arquipélago em coligação com o Partido Popular Monárquico e o CDS, viu chumbada a proposta de Orçamento Regional com os votos contra do Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberar e as abstenções do Chega e do Pessoas-Animais-Natureza. Este facto conduziu a uma crise política que resultou, agora, na dissolução do Governo Regional.
IMG: Miguel Figueiredo Lopes – Presidência da República.