Presidente da República diz desconhecer as diligências efetuadas no caso das gémeas luso-brasileiras
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 8 de Dezembro, 2023
A Presidência da República emitiu um comunicado onde reafirma que Marcelo Rebelo de Sousa “não teve conhecimento de quaisquer diligências junto do Ministério da Saúde no caso das gémeas luso-brasileiras, após o envio do dossier para o Gabinete do Primeiro-Ministro a 31 de outubro de 2019”.
Recorde-se de que este caso veio a público através de uma reportagem emitida, no início de novembro, pela TVI na qual era dado a conhecer o caso de duas crianças de nacionalidade luso-brasileira que teriam vindo, em 2019, a Portugal para que lhes fosse administrado um comprimido para a atrofia muscular espinhal.
Marcelo, que recebeu uma correspondência eletrónica, por parte do filho, Nuno Rebelo de Sousa, sobre este caso garante que se limitou a encaminhá-la para o chefe da Casa Civil e depois para o gabinete do Primeiro-Ministro.
Recorde-se de que o fármacos utilizado no tratamento da atrofia muscular espinhal, uma doença genética rara que atinge cerca de uma em cada 11.000 crianças, é o Zolgensma, um dos mais caros do mundo. O financiamento público deste medicamento foi aprovado pelo Infarmed em outubro de 2021.
IMG: Presidência da República.