Santarém inaugurou novo mural que apela à paz entre povos e à solidariedade para com os refugiados
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 27 de Novembro, 2023
“O rio da solidariedade desagua na paz entre os povos” é o nome do novo mural inaugurado, recentemente, na Avenida General Ramalho Eanes, em frente ao Instituto Politécnico de Santarém.
Com cerca de 30 metros de extensão, o mural apresenta seis retratos de pessoas de diferentes nacionalidades e pretende transmitir, de acordo com a autora da obra, Inês Favila, uma mensagem de solidariedade para com os refugiados que residem ou buscam refúgio em Portugal. Durante a criação do mural, refugiados de várias nacionalidades residentes na cidade, como sírios e ucranianos, colaboraram na execução do projeto, que visa destacar a integração e apoio oferecidos a essas comunidades em Santarém.
A obra é composta por retratos sobre um fundo azul, simbolizando a água de um rio, estabelecendo, assim uma ligação com a proximidade da cidade ao rio Tejo. Elementos aquáticos, como algas e peixes, também estão representados no mural, sendo um dos peixes pintado pelo artista plástico chinês, Lee Xin Lu, que se juntou ao projeto.
Inês Favila destacou que o projeto final visa não apenas expressar apoio e gratidão àqueles que ajudam na integração dos refugiados em Portugal e na cidade de Santarém, mas também chamar a atenção para a necessidade de criar plataformas de apoio que auxiliem os refugiados na sua adaptação, especialmente em relação à língua portuguesa, facilitando assim a sua entrada no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
IMG: Município de Santarém.