Estudantes manifestam-se, hoje, contra assédio na Academia
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 7 de Novembro, 2023
Estão agendadas para as 18h00, do dia de hoje, 7 de novembro, manifestações convocadas pelo movimento “Academia Não Assedia” em frente à reitoria da Universidade de Lisboa, na Praça D. Dinis, em Coimbra, e no campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga.
Os organizadores da manifestação referem, no manifesto, que “o assédio no meio académico dura há demasiado tempo e com a complacência da comunidade académica” e exaltam que “o assédio não tem lugar nas nossas universidade”.
Os estudantes recordam que, nos últimos dois anos, na Universidade de Coimbra, já foram recebidas 42 queixas por assédio; que na Universidade do Minho, no final de 2021, foram registadas mais de 100 denúncias de assédio sexual; que no Instituto Superior Técnico registaram-se testemunhos de 300 estudantes que afirmaram que tinham sido alvo de assédio moral e quase 100 alvo de assédio sexual e que, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 11 dias foram feitas cerca de 50 denúncias de assédio, relativas a 10% dos professores.
IMG: Coletivos.org.