“Comer de Carne”, a nova mostra Enogastronómica de Coruche que acontece nos dias 11 e 12 de novembro
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 2 de Novembro, 2023
O Município de Coruche apresentou, no dia 31 de outubro, Dia do Município no Espaço CIMLT do Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, a Mostra Enogastronómica “Comer de Carne”. A primeira edição deste certame irá decorrer, nos dias 11 e 12 de novembro, nos restaurantes e quintas aderentes do concelho.
A iniciativa tem início a 11 de novembro nos restaurantes O Farnel, Ó Manel, Sabores de Coruche e Fonte de Pau, que celebram a tradição com Comer de Carne no menu ao almoço e ao jantar. Em paralelo, a Quinta Grande promove, das 10h00 às 15h00, uma sessão de showcooking com Afonso Vilela, não esquecendo o Comer de Carne, o artesanato e o folclore. Também a Quinta de Santo André organiza, das 9h00 às 10h00, uma visita à adega, com prova de vinhos e degustação de produtos locais.
A 12 de novembro o programa coincide com o Dia Mundial do Enoturismo. Os quatro restaurantes aderentes estão novamente de portas abertas, tal como a Quinta da Arriça, que pode ser visitada, bem como a adega, das 11h30 às 15h00, havendo prova de vinhos, Comer de Carne e folclore. Já o programa da Quinta de Santo André acontece das 16h30 às 17h30, com a realização de uma nova visita à adega com prova de vinhos e degustação de produtos locais.
Também conhecido como “Sopas de Carne”, a preparação deste prato que é o anfitrião desta mostra gastronómica envolve técnicas e ingredientes passados de geração em geração. A cocaria era o conjunto de panelas de barro em lume de chão, onde se confecionava o Comer de Carne pela mão da cozinheira de serviço. A comida era cozinhada nas cocarias, em panelas de barro, dispostas em cordões que ladeavam os grandes lumes. As panelas colocavam-se com as barrigas encostadas às brasas. Antes de iniciar o dia de trabalho cada trabalhador colocava uma tigela ou um cartucho com a mistura para o seu jantar (a refeição do meio dia).
IMG: Município de Coruche.