PCP questiona Governo sobre “situação dramática” que se vive no Centro de Saúde de Coruche
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 20 de Outubro, 2023
O Deputado do Partido Comunista Português, João Dias, questionou, no dia 19 de outubro, se o Governo conhece a “situação dramática” que, segundo os comunistas, se vive no Centro de Saúde de Coruche e se a pretende manter.
Na fundamentação da pergunta remetida ao Governo, o PCP alega que a população de Coruche espera há mais de 20 anos que o Governo coloque a funcionar o Serviço de Urgência Básica e afirma que esta situação se agudizou a partir de 2020, durante o período da Pandemia de Covid-19, “com o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) e a sua transformação em Serviço de Atendimento Complementar (SAC)”. Com esta alteração, o serviço que, antes, funcionava 24 horas por dia passou a encerrar às 20h00, obrigando os utentes a percorrer dezenas de quilómetros até ao Hospital Distrital de Santarém ou ao Hospital de Vila Franca de Xira.
O PCP denuncia, ainda, que o atual modelo SAC do Centro de Saúde “está a funcionar com regras de controlo de número de atendimentos, por via de agendamentos em intervalos de 15 minutos” o que, de acordo com o Partido, faz com que muitos utentes vejam o seu atendimento negado “por falta de tempo”.
IMG: Município de Coruche.